terça-feira, março 23, 2010

Adesivos Solares podem reduzir o custo dos geradores de energia solar


Aproveitar a energia solar para produzir electricidade, essa foi a idéia que surgiu como sendo provavelmente a mais barata e ambientalmente agradável possível, isso durante a crise energética americana da década de1970. A energia solar ganhou a atenção de todos como alternativa aos combustíveis fósseis, porém o tempo mostrou que esta ainda é impraticável devido ao alto custo dos painéis solares, impossibilitando a compra destes por um consumidor comum.

No entanto, de acordo com o Solar Energy Industries Association (SEIA), dos Estados Unidos, por causa das preocupações atuais sobre segurança energética e meio ambiente, a indústria da energia solar tem tido um enorme crescimento desde 2005.

A energia solar é a mais limpa e mais abundante fonte de energia renovável disponível. Tornar os sistemas solares mais baratos e rentáveis vai expandir a disponibilidade de painéis para os consumidores do mundo inteiro.

Um dos métodos para aproveitar os raios do sol é através de energia fotovoltaica. Dispositivos fotovoltaicos consistem em uma matriz de células contendo diversos materiais (como uma camada de silício ativo) que transformam a radiação solar em eletricidade corrente contínua, as células estão ligadas à módulos fotovoltaicos e painéis solares.

Surgiu então uma solução que tem o potencial para racionalizar os custos de produção e manutenção, melhorar a durabilidade do produto e torna-lo mais popular. Tratam-se dos adesivos estruturais.

Como alternativa à fixação mecânica, adesivos estruturais oferecem benefícios pois diminuem os problemas de remoção quando a parede ou o teto precisam ser reformados. Além disso, tornam os painéis mais resistentes a condições ambientais extremas e fáceis de serem removidos para manuntenção.

O adesivo é um novo tipo de painel solar que poderá ser utilizado tranquilamente em veículos terrestres, aéreos e aquáticos, como já se faz com os antigos painéis, porém em maior escala. Ao mudar sua produção de painéis tradicionais para adesivos, a indústria da energia solar pode realizar economias de custo significativas, tanto de fabricação e como de instalação.

O adesivo tem excelente durabilidade e há a previsão de que dure mais de 20 anos. Da mesma forma, outros tipo de "adesivos estruturais" são usados com sucesso há muitos anos, seja para construir letreiros comerciais como para construir veículos de transporte militar.

1 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

uuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.