quinta-feira, agosto 23, 2012

Comer nozes e assemelhados torna o esperma mais saudável




Comer 75 gramas de nozes por dia melhora a vitalidade, a mobilidade e a morfologia dos espermatozóides nos homens de entre 21 e 35 anos, segundo um artigo publicado na revista Biology of Reproduction.

Alguns estudos sugerem que a qualidade do esperma humano diminuiu nos países industrializados, possivelmente devido à poluição, aos maus hábitos de estilo de vida e a uma dieta ao estilo ocidental. Esta diminuição também está relacionada em alguns estudos ao plástico aquecido que libera uma molécula semelhante a um hormônio feminino.

Wendie Robbins, da Universidade da Califórnia, e a sua equipe averiguaram se o aumento dos ácidos graxos polinsaturados (AGP), que são fundamentais para o amadurecimento dos espermatozóides, podem aumentar a qualidade do esperma nos homens que consomem uma dieta ocidental. O ômega 3 é o exemplo mais famoso das moléculpas AGP.

Segundo os especialistas, as melhores fontes para encontrar estes ácidos graxos além das nozes são a linhaça e os peixes, além dos suplementos de óleo de peixe, vendidos como ômega 3, justamente por o possuírem. 

Os pesquisadores selecionaram 117 homens saudáveis de idades entre 21 e 35 anos que consumiam uma dieta ocidental e dividiram em dois grupos: um com 58 membros que evitaram o consumo de nozes e assemelhados e outro, com 59, que comeram 75 gramas de nozes por dia.

O esperma dos participantes foi examinado no início e no final da experiência que durou 12 semanas e os especialistas não encontraram mudanças significativas no índice de massa corporal, peso ou nível de actividade em ambos os grupos. No entanto, detectaram que os que tinham consumido nozes haviam aumentado de maneira significativa os níveis de ácidos graxos ômega 6 e ômega 3, e tiveram uma melhoria na vitalidade, movimento e morfologia dos seus espermatozóides, enquanto o outro grupo não experimentou mudanças.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.