domingo, agosto 19, 2012

Nova teoria sobre o surgimento das mais antigas múmias da humanidade



Por trás desta mascara está o rosto bem preservado de alguém que morreu milhares de anos atrás, mais precisamente no deserto entre o norte do Chile e sul do Peru. Uma nova teoria tenta explicar porque os moradores de lá começou a mumificar seus mortos, ou em outras palavras, a origem das múmias mais antigas do mundo.

Um número de culturas humanas desenvolveram a tradição de mumificação. O povo Chinchorro da América do Sul foi o primeiro. Suas múmias foram feitas entre 7000 e 8000 anos atrás, muito anteriores à mais antiga evidência de mumificação no Egito, cerca de 4000 anos.

Agora Pablo Marquet, do Santa Fe Institute, no Novo México e seus colegas sugerem uma teoria interessante para explicar a razão que os antigos caçadores-coletores Chinchorro começaram a lidar com a mumificação de seus mortos. Eles sugerem que a extrema aridez da região teria naturalmente preservado e um aumento populacional na região teria tornado a presença de corpos mumificados humanos algo comum na paisagem física acabando por se incluir no ideário cultural. 

As práticas mortuárias complexas devem ter surgido (segundo a teoria) como consequência dessa exposição bem-preservada dos cadáveres. O desenvolvimento social e político da região levou ao desenvolvimento de ornamentações para os corpos já naturalmente mumificados. Posteriormente técnicas de mumificação surgiram para suprir a necessidade social de manutenção das antigas, e criação de novas múmias com as pessoas que iam morrendo em ambientes não tão estéreis, como por exemplo, aglomerados humanos.  

Aprendemos a fazer múmias observando a natureza, assim como aprendemos a fazer tantas outras coisas da mesma maneira. Afinal, nem deuses nem astronautas eram os deuses-astronautas, estas são apenas mais algumas provas do pioneirismo da civilização na América do Sul.

1 Comentários sobre esta postagem::

Unknown disse...

As pedras me contaram muito segredos!Risos!A história diz que são pertences da cultura dos Incas,coisa que olhando pessoalmente não acredito,os Incas podem ter vivido e construído seu império neste local usufruiram de muitas ideias deixadas, por uma outra civilização, que parece que foram arrebatados num determinado momento e as coisas ficaram paradas no tempo !.. Machu Picchu não, esta foi copiada e feita pelos Incas, provavelmente para se refugiar dos invasores,lá não vi pedras de 40 toneladas que foram cortadas e assentadas com a mesma técnica.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.