quinta-feira, julho 08, 2010

Comediante se elege prefeito na Islândia graças ao colapso econômico do país

A exibição de um urso polar no jardim zoológico. Toalhas gratuitas em piscinas públicas. "Um Parlamento Sem Drogas até 2012". O Melhor Partido da Islândia, fundado em dezembro por um comediante, Jon Gnarr, para satirizar o sistema político do país, lançou uma campanha que não passava de uma grande piada. Mas era só isso mesmo?

No mês passado, após o colapso financeiro do país, o Melhor Partido ascendeu como o grande vencedor das eleições da cidade de Reykjavik, com 34,7% dos votos, e Gnarr - que também prometeu a estudantes que construiria uma Disneylândia no aeroporto - agora é o quarto prefeito em quatro anos de uma cidade que abriga mais de um terço da população de 320 mil pessoas da Ilha.

Em seu discurso, ele tentou acalmar os temores dos outros 65,3%. "Ninguém deve ter medo do Melhor Partido", disse, "porque ele é o melhor. Se não fosse, seria chamado o Partido Ruim ou o Pior Partido. Nunca trabalharíamos com um partido assim".

Gnarr, um ruivo de 43 anos, é mais conhecido no país por representar na televisão e cinema o personagem Georg Bjarnfredarson, um marxista educado na Suécia, desagradável, calvo, de meia-idade, cuja infância foi arruinada por uma mãe militante feminista.

Mas, enquanto Gnarr assume o gabinete da prefeitura, ele não parece estar brincando. Gnarr disse que sua ideia para o Melhor Partido nasceu de uma profunda angústia e confusão moral, após o colapso bancário, quando os islandeses debatiam ferozmente sua obrigação de reembolsar os investidores britânicos e holandeses arruinados.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.