quarta-feira, agosto 01, 2012

Epidemia do vírus Ebola chega na capital de Uganda e faz o país inteiro parar


Em Uganda, uma epidemia de vírus do Ebola que iniciou-se alguns dias atrás já chegou à capital Kampala, onde há pelo menos um morto, ao todo no país já são 14 mortes confirmadas. O caso está tomando proporções trágicas, o presidente do país Yoweri Musseveni pediu em rede nacional que a população evite qualquer tipo de contato humano. Isto inclui apertos de mão, beijos, relações sexuais, etc.

O país deverá paralizar por alguns dias, até a situação ficar sob controle nada abre por lá. Como muitos sabem, o Ebola é um vírus que se espalha pelo ar e é altamente letal, seu ciclo é muito rápido, coisa de poucos dias ou horas desde a infecção até a morte do infectado, de modo que a paralização das atividades sociais é a única forma segura de controlar a epidemia. Caso o ciclo fosse um pouco mais demorado estariamos lidando com uma situação que ameaçaria toda a humanidade, visto que o Ebola não possui cura.

Pelo menos 20 pessoas estão de quarentena segundo dados do ministério da saúde de Uganda que informou estar seguindo o rastro de todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas. Por exemplo, colocaram em quarentena os sete médicos que lidaram com um dos doentes que internou-se no Hospital de Mulago.

O vírus foi isolado pela primeira vez em 1976 e desde então alguns surtos foram identificados causando grande apreensão por parte de todos. Há pouco risco de uma epidemia mundial visto que o seu ciclo é rápido, o que dificulta que se espalhe pelo globo, porém, seus efeitos em uma grande cidade como a capital de um país podem ser regionalmente devastadores.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.