domingo, abril 25, 2010

As diferenças e semelhanças entre o homem, o bonobo e o chimpanzé

O primatologista, Brian Hare sempre quis que mais pessoas pudessem descobrir o que os bonobos podem nos ensinar sobre a natureza humana. "Eu realmente acho que eles são os mais espertos macacos em todo o mundo", disse ele. "Nós temos muito a aprender com eles." Os bonobos são geneticamente próximos dos humanos, mas a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre eles. Através de sua investigação em curso, Hare espera mudar isso.

Os bonobos são realmente nossos primos menos conhecidos e ao mesmo tempo os mais próximos geneticamente a nós. Eles são freqüentemente confundidos com os chimpanzés, mas na verdade são bem diferentes. Na aparência, os bonobos são menores, com rostos negros, lábios rosados e longos cabelos negros, nitidamente divididos ao meio. Chimpanzés têm vozes de baixa frequência enquanto as vozes bonobos são de alta-frequência.

Mais significativamente, os chimpanzés fazem a guerra, e os chimpanzés podem ser bastante violentos, chegando ao ponto de matar um ao outro. Bonobos, por outro lado, são regidos por mulheres, nunca matam um ao outro e utilizam a atividade sexual para manter um temperamento pacífico coletivo. Hare, professor assistente de antropologia evolucionária na Universidade de Duke, passa vários meses do ano, na República Democrática do Congo, onde estuda bonobos. Ele se concentra em seu comportamento, especificamente sobre a forma como resolver problemas e interagir com outros bonobos.

Recentemente, ele e seus colegas descobriram que os bonobos são "compartilhadores naturais". Seus trabalhos, publicados numa recente edição do "Current Biology" e financiado pela National Science Foundation e pelo Conselho Europeu de Investigação, descreve que os bonobos compartilham o alimento uns com os outros e não param de fazer isso com o passar do tempo, ao contrário dos chimapanzés que tendem a ficar mais egoístas a medida que envelhecem.

Em um experimento, os animais confinados foram autorizados a manter uma pilha de comida toda para si ou para abrir uma porta de uma forma que permita um outro bonobo para entrar na sala e comer junto. Invariavelmente, eles abriram a porta. "O que descobrimos é que os bonobos voluntariamente escolhem abrir a porta para seu vizinho, para que possam compartilhar a comida", disse Hare.

Um outro conjunto de experimentos, no Santuário Tchimpounga no Congo, fez a comparação entre chimpanzés e bonobos. Os chimpanzés jovens foram bastante semelhantes aos bonobos jovens na sua vontade de compartilhar alimentos, mas os pesquisadores descobriram que os chimpanzés se tornaram menos dispostos a partilhar à medida que cresciam. Bonobos, por outro lado, continuaram a partilhar como juvenis e mesmo depois de atingirem a idade adulta, eles disseram.

"Parece que algumas dessas diferenças adulto podem realmente derivar de diferenças de desenvolvimento", disse Victoria Wobber, uma estudante de Harvard, que colabora com Hare. "A evolução tem atuado no desenvolvimento de sua cognição assim como nos humanos."

Hare e seu mentor, Richard Wrangham em Harvard, acreditam que os bonobos agem desta forma porque sempre gozaram de um ambiente abundante. Eles normalmente vivem ao sul do rio Congo, onde há abundância de comida, sendo assim não precisam competir com chimpanzés, gorilas nem uns com os outros.

No entanto, os bonobos têm inimigos humanos, especificamente os caçadores envolvidos no comércio internacional ilegal da carne de animais selvagens. Os conservadores estão trabalhando para salvar os bonobos, que ficaram órfãos por causa dessas atividades, abrigando-os em santuários, onde ficarão protegidos destas atividades.

"Infelizmente, os bonobos não estão imunes às balas dos caçadores e, muitas vezes são vítimas", disse Hare. "Sua carne é vendida nas grandes cidades do Congo, e os comerciantes de carne ainda tentam vender bebês que sobrevivem a morte de suas mães como animais de estimação. Aqui, no Congo, é ilegal comprar e vender bonobos, por isso, quando um filhote é descoberto no mercado ou na posse de um traficante de animais selvagens, os animais são confiscados ".

www.livescience.com

6 Comentários sobre esta postagem::

william haddad disse...

Cuidado com o homem, pois ele é o peão do demônio, o único ser entre todos os primatas de Deus que mata por esporte, ou cobiça, ou avareza.

Ele matará seu irmão para possuir sua terra.

Não o deixe nascer em grande número.

Ele irá transformar a sua casa e a de vocês num deserto.

Combate tudo que está à sua volta, até a si mesmo.

Dirija-o de volta à sua toca no deserto.

Eu o temi como a própria morte.

Ele é o presságio da morte.

Anônimo disse...

Esses primatas sao feioa demais

Anônimo disse...

Nossa sao ate mais ou menos mas outros sao orriveis

Unknown disse...

Bonobos (...) são regidos por mulheres, poderia ser substituído por Bonobos são regidos pelas fêmeas da espécie...

Unknown disse...

Bonobos (...) são regidos por mulheres, poderia ser substituído por Bonobos são regidos pelas fêmeas da espécie...

mozartgo disse...

Quanto mais sei sobre os Bonobos mais encantado fico, ao contrário dos chimpanzés que são uma decepção...ferozes e sanguinários inclusive contra os pacíficos Bonobos !

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.