sábado, abril 24, 2010

20 anos do Satélite Hubble é destaque no Google

Hoje, 24 de abril de 2010, o Telescópio Espacial Hubble (Hubble Space Telescope) completa 20 anos de atividade. Sua principal finalidade é fotografar o espaço. Duas décadas depois ele continua na ativa. O Hubble foi lançado pela Nasa e pela Agência Espacial Européia (ESA) cinco anos depois do programado.

O telescópio tem 13 metros de altura por 4 de diâmetro e pesa 11 toneladas.
No começo, as imagens enviadas pelo telescópio Hubble não eram nitidas. Um defeito de polimento no espelho principal deixava as imagens desfocadas. Foi necessário a presença dos astronautas Jeffrey Hoffmann e Story Musgrave, em 1993, para os reparos. O Hubble registrou mais de 30 mil objetos e tirou meio milhão de fotos.

Em 1994, fotografou os fragmentos da colisão entre o cometa Shoemaker-Levy e Júpiter e foi responsável por determinar a idade do Universo, estrelas, explosões de raios gama, e várias galáxias e buracos negros. Uma contribuição relevante do telescópio - conhecida como
Lei de Hubble -, foi determinar que o Universo está continua expansão.

O Hubble já tem um sucessor, o James Webb Space Telescope - nome do chefe da NASA, James Edwin Webb. O Hubble deve funcionar por mais cinco anos e quando for desativado cairá no oceano (será?)

http://www.pugnus.com.br

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.