sexta-feira, agosto 03, 2012

Quem é o dono do Pólo Norte? Dinamarca e Rússia estão disputando.

Geólogos dinamarqueses dizem que o Pólo Norte pertence à Gronelândia, e por isso é da Dinamarca. Os dados sísmicos que recolhidos podem apoiar a alegação deste país que reinvindica o território rico em reservas de petróleo e gás que se localizam abaixo do gelo no fundo do oceano ártico.

A afirmação de que o pólo norte pertence a Groenlândia e por consequencia ao Reino da Dinamarca se deve a chamada Cordilheira de Lomonosov, onde se localiza o pólo norte e é, segundo os dinamarqueses, uma extensão da massa terrestre da Groenlândia.

Esta alegação é contestada pelos geólogos russos, que em 2007 afirmaram que a cordilheira é uma extensão da Sibéria. Os Russos usam este argumento para reinvindicar a região para si. Nenhum outro país pode reinvindicar aquele território por meios diplomáticos.

Nos termos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direito de utilização dos Mares, dados geológicos são um pré-requisito para ganhar uma reivindicação reconhecida internacionalmente. Tendo a ciência dos dois países chegado a conclusões diferentes terão provavelmente que fazer um acordo ou poderá ocorrer um atrito entre as partes. É uma prova de que a ciência nos traz mais dúvidas do que respostas, principalmente quando usada para fins políticos.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.