sábado, maio 29, 2010

Obesidade pode estar relacionada a doenças mentais como o Mal de Alzheimer


Pessoas que acumulam gordura na região do abdômen tendem a desenvolver doenças mentais, sugere um novo estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. A pesquisa americana analisou cerca de 700 adultos e mostrou que a obesidade está associada ao menor volume do cérebro, um fator importante para o desenvolvimento de demências.

Segundo o periódico Annals of Neurology, onde a pesquisa foi publicada, pessoas com níveis elevados de tecido visceral - gordura que se acumula ao redor dos órgãos - são mais propensas a serem diagnosticadas com doenças como o Alzheimer. A análise americana foi realizada em voluntários com, aproximadamente, 60 anos, dos quais 70% eram mulheres.

Os especialistas mediram o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e realizaram exames de ressonância magnética nos voluntários. O objetivo dos médicos era medir a quantidade de gordura abdominal presente no organismo das pessoas envolvidas no estudo.

As conclusões da pesquisa mostraram que quanto maior o IMC (índice de massa corporal), menor o volume cerebral. Para os cientistas, esse fator é o principal responsável pela conexão próxima entre a gordura abdominal e os riscos de demência.

Claro que esta pesquisa está longe de ser definitiva, são precisos mais estudos para provar alguma ligação concreta entre a pança e o alzheimer, mas serve de alerta pra quem não cuida da boa forma e não calcula seu IMC.

Para calcular é simples usando a fórmula abaixo:

IMC = Peso (Kg) / Altura ² (m)

Por exemplo, se você pesa 80kg e tem 1,80 metros de altura faça o cálculo

IMC= 80 / 1,80² >>>>> IMC = 80 / 3,24 = 24,69

Agora com compare o seu IMC com a tabela e descubra se está precisando se cuidar:

TABELA:
Abaixo de 18,5

Magreza Excessiva
Entre 18,5 e 24,9Peso normal
Entre 25,0 e 29,9Sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9Obesidade grau II
40,0 e acimaObesidade grau III

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/barriga-chopp-pode-estar-relacionada-ao-alzheimer-561605.shtml

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.