sábado, julho 03, 2010

Camundongos e Lumbrigas são fontes de morfina

A morfina é um dos mais antigos constituintes químicos vegetais que se conhece. É obtida do ópio, que por sua vez é preparado a partir do látex da papoula (Papaver somniferum). A morfina foi pela primeira vez isolada como substância química em 1804, e já em 1817 começou a ser comercializada como analgésico (para suprimir a dor). Porém, a estrutura química da morfina só foi estabelecida em 1925.

A heroína, considerada uma das drogas mais “pesadas” que se conhece, é a diacetilmorfina, um produto sintético preparado a partir da morfina. A heroína vicia em doses extremamente baixas. A morfina também causa dependência química, e por isso só é utilizada no tratamento de doentes terminais de câncer, que podem sofrer de muitas dores.

Pois bem, até recentemente se achava que a morfina e seus derivados (como a codeína) só eram encontrados em plantas. Porém, pesquisadores dos EUA e da Alemanha descobriram que camundongos produzem sua própria morfina. Os pesquisadores prepararam a tetrahidropapaverolina marcada com deutério (um dos isótopos do hidrogênio, de 2 unidades de massa atômica), e forneceram esta substância a camundongos. Depois de algum tempo, fizeram a análise da urina dos camundongos e detectaram morfina “marcada” com deutério. Ou seja, desta forma os autores indicaram que os camundongos provavelmente biossintetizam morfina, de maneira muito parecida como esta é produzida em plantas.

http://quiprona.wordpress.com/2010/05/06/camundongos-produzem-morfina/

Talvez agora você pense em assar alguns comundongos para ficar chapado, mas existe outra solução mais simples. Existe um tipo de lumbriga do intestino dos porcos (Ascaris Suum)que produz morfina, você pode colocár as lumbrigas na linguiça de porco ou achar mais interessante ingerir seus ovos, fazendo com que seu intestino passe a absorver morfina gratuitamente, mas se apresse, logo alguém vai industrializar e vender a lumbriguinha Ascaris suum em farmácias que vão exigir receita!

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.