sábado, julho 03, 2010

Vermes parasitas combatem as nossas alergias e são nossos amigos

Para a coleção de males que vem para o bem: pesquisas recentes em humanos e animais indicam que a presença de vermes parasitas e microorganismos pode estar relacionada a menor incidência de uma série de doenças inflamatórias, como asma, alergia, diabetes do tipo 1 e – pasmem – até esclerose múltipla. Claro que não é por isso que você vai considerar a possibilidade de criar uma solitária como bichinho de estimação, mas a esperança é que a descoberta ajude os cientistas a replicar esses efeitos com tratamentos.

“Nós podemos tratar as pessoas com vermes, ou podemos descobrir como os vermes as protegem e encontrar uma nova maneira de tratar alergias, imitando o que eles fazem”, diz Ed Mitre, um médico e cientista da Uniformed Services University de Maryland, à Technology Review. “Creio que deveríamos tentar induzir os tipos de respostas imunes que vemos nas infecções crônicas de vermes”.

O aumento das alergias nos países ricos durante as últimas décadas foi acompanhado por um decréscimo de infecções por vermes parasitas. “Quando você tem organismos que viveram juntos por centenas de milhares de anos, eles se tornam mutualistas em vez de combativos”, diz Joel Weinstock, um médico e cientista da Universidade Tufts, em Boston. “Eventualmente, nós nos tornamos dependentes de helmintos [vermes parasitas] e nos tornamos vulneráveis a doenças imunológicas”.

Como os vermes parasitas nos protegem? Quando o corpo está infectado por vermes, ele tem uma resposta alérgica chamada TH2, que eleva os níveis de um anticorpo chamado imunoglobulina IgE. Esse anticorpo é o que ativa os sintomas alérgicos no organismo. Mas quando estão no corpo, os parasitas eliminam uma proteína que bloqueia os efeitos do IgE. “Achamos que esta é uma tática de invasão imune do verme”, diz a imunologista da Universidade de Boston Lisa Ganley-Leal, que coordenou a pesquisa. “Ao bloquear a reação do IgE, acreditamos que o verme esteja se protegendo- e parece que também acaba protegendo ao hospedeiro”.

Fonte: Revista Galileu

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.