sábado, julho 03, 2010

O verdadeiro mapa político da Colômbia e o que não dizem na Globo

Quando você olha nos mapas oficiais a colômbia é um grande país, quando você assiste o telejornal lá é um lugar onde o governo luta contra terroristas malvados. Mas quando você vê o mapa geopolítico e conhece a história do lugar percebe que na verdade a colômbia possui quatro "governos" diferentes.
As tão faladas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que já ocupam o maior território embora não tenham representação na ONU, a ELN (Exército de Libertação Nacional) que é um grupo que inclui membros da teoria da libertação (Igreja Católica), a AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia) que é um grupo Nacional-Socialista de Direita que surgiu para combater as guerrilhas de esquerda e o próprio Governo Colombiano, que é sustentado pelos Norte-Americanos.

O Governo reconhecido pela ONU controla efetivamente a menor parte do território, embora possua o reconhecimento internacional e o direito a ficar com o lucro das exportações (a Colômbia é rica em minérios e petróleo). Sobram para os outros três grupos militarmente organizados relativamente poucas opções de subsistência.

Todos os quatro grupos já cometeram atos que podem ser considerados terrorismo, portanto este argumento não é válido. O que ocorre na Colômbia é um conflito político de décadas que historicamente foi resolvido na bala. O país perdeu o território do Panamá graças a uma rebelião fomentada pelos Estados Unidos, teve guerra civil criada pela igreja e quem não lembra dos cartéis extintos de Cali e de Medelín (que nada tem a ver com nenhum dos grupos, é claro).

A única coisa que se tem certeza nisso tudo é que este belo país amazônico com milênios de cultura é a maior bomba-relógio da América Latina e que ainda vai ser palco de muitas guerra.
(Fonte: Wikipedia)

1 Comentários sobre esta postagem::

Anderson Faleiro disse...

muito bom o texto, eu desconhecia tal divisão de forças políticas no país
muito informativo

http://bonecozumbie.blogspot.com

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.