sexta-feira, julho 30, 2010

Elefantes estão devastando as plantações do município de Dembos, Angola



Manadas de elefantes têm devastado, desde sábado (02/07), plantações na aldeia do Gombe, Dembos, disse, ontem, ao Jornal de Angola, o soba da região. José Dembo afirmou que foram destruídas culturas de milho, mandioca, abóbora, palmeiras e de bananeiras.

“Caso não haja apoios por parte das administrações locais e do governo provincial em particular, corremos risco de haver escassez alimentar na localidade”, referiu.
É com estas culturas, salientou, que a população tem vivido, realizando trocas comerciais com pessoas de comunidades vizinhas.

“Entregamos produtos do campo e recebemos petróleo iluminante, arroz, feijão, peixe, sabão e óleo alimentar”, pormenorizou, adiantando: “Com essa desgraça, tudo se torna mais difícil”. O soba disse esperar uma “intervenção urgente do governo provincial do Bengo e do Instituto de Desenvolvimento Florestal” porque a “situação está a desencorajar o cultivo por parte de muitas famílias”.

Este ano, os elefantes atacaram várias vezes campos agrícolas dos municípios dos Dembos, Nambuangongo e Kissama. O município dos Dembos, com 170 quilómetros quadrados divididos pelas comunas de Kibaxe, Coxe, Paredes e Piri, tem 16.303 habitantes, maioritariamente camponeses.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.