quarta-feira, julho 18, 2012

Iceberg Gigante se soltou da Groenlândia, Aquecimento Global?

Um iceberg gigantesco soltou-se esta semana (Terceira Semana de Junho de 2012) de um glaciar da Groenlândia, notícia da CNN, apresentando a descoberta do pesquisador Andreas Muenchow da Universidade do Delaware, nos EUA. Segundo ele, o enorme bloco de gelo tem 150 quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho da área urbana contínua do Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

De acordo com o pesquisador, este é o segundo evento destas proporções ocorrido no glaciar Petermann nos últimos dois anos. Em 2010, um outro iceberg, com o dobro do tamanho deste, soltou-se na mesma zona. Andreas salienta que ainda é cedo para culpar o aquecimento global pela perda de gelo no extremo norte do Continente Americano, mas salientou que o noroeste da Groelândia e o nordeste do Canadá estão a aquecendo cinco vezes mais rápido do que o resto do mundo.
Assim como o Iceberg de 2010, este novo gigante de gelo deverá entrar no estreito de Nares, entre a Groenlândia e o Canadá, onde deverá se partir em icebergs menores até derreter por completo, num processo que demorará vários anos. Até lá tentaremos chegar a um consenso sobre o nome certo da Groenlândia, já que existem divergências sobre a grafia original. Alguns escrevem Groelândia, outros Gronelândia, para mim deveriam é estudar mais sobre a Groenlândia.

1 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

RONALDO

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.