terça-feira, julho 17, 2012

Monsanto e Cargill Vão Soltar Transgênicos nos Oceanos

O cultivo em massa organismos transgênicos tem um impacto extremamente negativo para a saúde ambiental mundial. Tal como está, a soja (Que é o carro-chefe da transgenia) é amplamente utilizada em nossas dietas, estando presente em quase todos os alimentos processados e também nos não processados como a carne, já que a soja transgênica é administrada como ração aos animais criados em confinamento, até hoje esta soja é utilizada largamente para animais terrestres, mas o seu impacto está prestes a se expandir.

Segundo a Monsanto e a Cargill, duas gigantes da indústria alimentar transgênica, o caminho será produzir ração de soja transgênica também para as criações de peixe do mundo todo, numa atitude que eles estão rotulando de "sustentável".

A ONG Food & Water Watch (www.foodandwaterwatch.org), lançou um relatório que revela a verdade: Usar Soja para alimentação dos peixes seria um desastre ambiental, e também para a saúde humana.

Estima-se que cerca de metade de frutos do mar do mundo vem da aquicultura, que é o termo usado para descrever a piscicultura industrial. Como os confinamentos terrestres, a piscicultura industrial tem tido problemas desde o início, incluindo condições de superlotação, a poluição e as dietas artificiais.

A alimentação tem sido uma área de controvérsia, como por vezes os peixes selvagens são usados para preparar a farinha que alimenta os peixes confinados, estas empresas alegam estar fazendo algo pelo meio ambiente, mas cada dia que passa novos estudos surgem demonstrando os malefícios da soja na alimentação humana bem como aos ecossistemas onde a soja transgênica é inserida para servir de ração, tanto para humanos quanto para os animais que servem de alimento a estes.

Em setembro de 2011, a soja Illinois Association anunciou que alimentar peixes com soja transgênica poderia "revolucionar a piscicultura sustentável". Eles estão buscando fornecer ração de soja para peixes o mais rápido possível, pois isso pode gerar no mínimo 200 milhões de dólares por ano, o que é uma estimativa baixa!

Entre os motivos que tornam alimentar peixes com soja algo perigoso, está a contaminação dos organismos marinhos com sequências de DNA modificadas criadas pelo ser humano que poderiam vir a se inserir nestes organismos. O aumento descontrolado das populações de peixes que são criados ou se utilizam dos viveiros (visto que estes possuem contato com o mar), também é citado. Além disto, aumentaria a derrubada de matas nativas para plantar soja, além do óbvio: Monsanto e Cargill controlarão o mercado de frutos-do-mar.

Fonte: Foodconsumer.org

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.