segunda-feira, julho 16, 2012

Nasa afirma que Astronauta pousará no Planeta Marte em 18 anos.

A Orion, uma cápsula espacial da NASA, chegou ao Centro Espacial John F. Kennedy, na Florida, informou a agência norte-americana na segunda-feira. A nave está a ser desenvolvida para levar astronautas para asteróides, Lua e, eventualmente, Marte, em substituição dos vaivém espaciais.

A cápsula espacial, construída pela Lockheed-Martin, tem lançamento previsto para 2014, a bordo de um foguete Delta 4 não tripulado, apesar da nave ter sido projetada para poder levar uma tripulação até quatro pessoas. “Não é um gráfico do Powerpoint, é uma nave espacial de verdade”, brincou Bob Cabana durante a cerimônia realizada para marcar a chegada da nave ao Centro.

O lançamento de 2014 vai testar a blindagem de calor, os pára-quedas e outros sistemas da nave. Espera-se chegar a aproximadamente 5,5 mil quilômetros acima da Terra. Para se ter uma ideia, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a uma distância de cerca 380 quilômetros do planeta. Em seguida, a Orion deve voltar com 84 por cento da força que uma nave espacial deve ter para regressar da Lua. O Homem não vai a tantos milhares de quilômetros acima da Terra desde 1972, quando a Missão Apolo para a Lua chegou ao fim.

Um segundo teste vai ser realizado em 2017, usando o sistema de lançamento espacial da NASA, que pretende pôr a cápsula à volta da Lua, novamente sem tripulação. O terceiro teste, previsto para 2021, deve incluir astronautas. Em 2025, a NASA quer enviar astronautas para explorar um asteróide próximo da Terra, e em 2030 o objetivo vai ser Marte. Claro que tudo ainda está em fase de testes...
Com o fim da Guerra fria, a NASA depende da Rússia para enviar tripulações à ISS (Estação Espacial Internacional, criada pelos Russos). Para quebrar o monopólio do país, a agência espacial fez parceria com quatro corporações interessadas em desenvolver naves espaciais para transportar astronautas, pesquisadores privados e turistas até à estação e a outras órbitas próximo da Terra. O administrador da NASA Charlie Bolden afirmou que as novas parcerias devem ser anunciadas neste mês.

Fonte: Jornal de Angola

1 Comentários sobre esta postagem::

www.amigosdoingles.blogspot.com disse...

O robô curiosity foi colocado com sucesso no solo de Marte. O que me deixa curioso qual será o tipo de foguete com a tripulação que entrará na atmosfera de Marte, tendo em vista que ele tem que sair desta mesma atmosfera. Como será o pouso? Como será a aterrisagem, e a saída como será realizada? Não tem pista nem para decolagem. É bem diferente quando o homem pousou na lua. Não havia nenhuma atmosfera. Foi somente gravidade. Já que a lua não tem atmosfera. Acredito que o tipo de foguete terá que ter um sistema mecânico de pouso na forma vertical, e tem que está pronto na mesma posição para fazer a decolagem com a mesma potência que um foguete sai da terra. Acho que vai ser necessário construir uma plataforma no solo de Marte. O solo aparentemente árido não perde nada para alguns lugares da terra.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.