quinta-feira, agosto 23, 2012

Contaminação por Toxoplasma pode levar a pessoa ao suicídio



Cerca de 10 a 20 por cento das pessoas nos Estados Unidos têm Toxoplasma gondii em seus corpos, mas na maioria ele está dormente, disse Brundin, professor associado de psiquiatria experimental na faculdade de MSU de medicina humana. De fato, parece que o parasita pode causar inflamação ao longo do tempo, o que produz metabolitos prejudiciais que podem danificar as células do cérebro.

"Pesquisas anteriores já haviam encontrado sinais de inflamação no cérebro de vítimas de suicídio e as pessoas que lutam contra depressão, também existem relatórios anteriores que ligam Toxoplasma gondii a tentativas de suicídio", disse ela. "Em nosso estudo, descobrimos que se você é positivo para o parasita, você é sete vezes mais propenso a tentar o suicídio."

O trabalho de Brundin e colegas é o primeiro a medir a pontuação em uma escala de avaliação de suicídio de pessoas infectadas com o parasita, alguns dos quais haviam tentado o suicídio. No entanto, Brundin salienta que a maioria das pessoas infectadas com o parasita não vai tentar o suicídio: "Alguns indivíduos podem, por algum motivo ser mais suscetíveis a desenvolver sintomas", disse ela.

"O suicídio é um problema de saúde", disse Brundin, observando as 36.909 mortes em 2009 nos Estados Unidos, ou uma a cada 14 minutos. "Estima-se 90 por cento das pessoas que tentam suicídio tem um transtorno psiquiátrico diagnosticado. Se pudéssemos identificar as pessoas infectadas com este parasita, poderia nos ajudar a prever quem está em maior risco."

T. gondii é um parasita encontrado em células que se reproduz em seu hospedeiro primário, qualquer membro da família dos felinos. Ele é transmitido para os seres humanos, principalmente através da ingestão de água e alimentos contaminados com os ovos do parasita. O parasita pode estar presente em outros mamíferos, bem como, através na carne mal cozida e alimentos crus.

Brundin observou a ligação entre depressão e inflamação no cérebro por uma década, sua pesquisa indica que uma redução de serotonina no cérebro pode ser um sintoma e não a causa da depressão. Inflamação, possivelmente a partir de uma infecção ou um parasita, provavelmente provoca alterações na química do cérebro, levando à depressão e, em alguns casos, pensamentos de suicídio", disse ela.

3 Comentários sobre esta postagem::

L disse...

Hmm... essa pesquisa sobre toxoplasma e suicídio me parece bem suspeita. Parece mais uma pesquisa da indústria alimentícia para demonizar o consumo de carne. Se for ver bem, existem vários fatores pró-inflamatórios ligados à depressão, como o estilo de vida urbano, consumo contumaz de sacarose refinada (açúcar) e altas taxas de ômega-6 no sangue (típico da sociedade ocidental industrializada). O suicídio é multifatorial, e é bem improvável que um parasita sozinho faça algo relevante para isso.

Alê Aguasanitaria disse...

Concordo com o comentário do Leon Palma. Essa pesquisa parece muito suspeita. Me lembrou até o filme "Fim dos Tempos", no qual uma toxina leva quase a população inteira do planeta ao suicídio. E afirmar que 20% da população dos Estados Unidos tem toxoplasmose?! Gostaria, por uma questão de credibilidade do site, que fossem divulgadas as fontes das matérias.

MUNDOEMCOLAPSO.BLOGSPOT.COM disse...

Se achas suspeita esta pesquisa, não queira ler as revistas de medicina, é tudo feito assim... associam A com B, fazem uma parábola, se der no meio, publicam.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.