sábado, janeiro 03, 2009

Colapso Mundial: Guerra Civil nos Estados Unidos em 2012

O renomado Cientista Dr. Igor Panarin, Acadêmico Russo do Ramo das Ciências Sociais e Políticas previu que os Estados Unidos da América entrarão em guerra civil no ano de 2010, provavelmente entre o final de Junho e o início de Julho. Incialmente, você pode pensar que o tal de Dr. Panarin é uma invenção da internet, mas os Russos não pensam assim e muitos deles tem dado crédito as argumentações deste cientista que tem sido frequentemente chamado para programas de entrevistas em Moscou e São Petesburgo. A base de sua argumentação é simples: a crise econômica e moral que atinge os Estados Unidos chegará a níveis insustentáveis levando o país a um colapso que repercutirá em guerra civil e possivelmente em uma divisão nacional.

A idéia parece um pouco estapafúrdia, mas trata-se da análise de um cientista político formado pela KGB, o antigo serviço de inteligência da União Soviética. Em recentes entrevistas para a televisão Russa ele afirmou que as chances deste colapso acontecer na data prevista são de 45% a 55%, previsão que soa como música para os ouvidos do Kremlin, que tem acusado os Estados Unidos de serem culpados pela crise econômica mundial devido às intervenções militares que vem praticando no Oriente Médio.

Panarin foi ridicularizado por muitos políticos Norteamericanos, porém ele insiste que não está "agourando" os antigos rivais Russos e sim fazendo um alerta sobre uma iminência que pode levar o mundo a uma situação de caos visto que trata-se da nação mais influente do planeta.

Em sua publicação, além da previsão de uma guerra civil, ainda existem as previsões de golpes, motins e instabilidade política em praticamente todos os países onde o exército americano exerce controle, bem como imigrações em massa de Estadosunidenses para as Américas Central e do Sul, incluindo aí o Brasil, e em especial a Região Amazônica, que é pouco povoada e possui inúmeras riquezas naturais.

Para muitos analistas, as idéias de Panarin refletem apenas o sentimento Anti-Americanista cada vez maior entre a população Russa, não passando de mero sensacionalismo especulativo. Para outros, no entanto, a vasta experiência do cientista em anos e anos de KGB onde atuava justamente fazendo previsões sobre futuros cenários políticos reforçam a crença de que essa sua previsão apocalíptica seja verdadeira.

Nos Estados Unidos atualmente existe um sentimento comum de que Barack Obama, o novo presidente eleito vá fazer milagres, no entanto Dr. Panarin deixa claro que milagres não acontecem. Desta maneira, possíveis crises decorrentes da economia e de atentados terroristas podem repercutir em proporções catastróficas ameaçando a estabilidade do regime democrático naquele país.

Para os descrentes em suas teorias Dr. Igor Panarin afirma que os políticos desacreditaram seu grupo de pesquisadores quando em 1976 eles previram o colapso da União Soviética, fato que acabou ocorrendo 13 anos depois. O mapa abaixo mostra o possível cenário geopolítico previsto pelo cientista em caso de guerra civil:


Fonte: ANDREW OSBORN, The Wall Street Journal

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.