domingo, julho 29, 2012

Colombiano da NASA quer criar plantas na superfície do Planeta Marte

A criação de vida em outros planetas parece ser um evento divino. Mas, à luz da descoberta de uma proteína natural que bloqueia a radiação ultravioleta e regula calor, pode tornar esta tarefa algo possível de ser realizada. Esta molécula, descoberta pelo cientista colombiano Raúl Cuero, daria a raça humana a capacidade de reanimar superfícies mortas como a de Marte, pobre em oxigênio e rica em ferro.

A explicação é esta: a transferência do gene que expressa esta proteína para as plantas que também tem a capacidade de se proteger do calor e regular o ferro poderia fazer elas suportarem altas temperaturas assim como os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Estas condições permitiriam que a tais plantas crescer no planeta vermelho.

A presença destas plantas faria com que pouco a pouco o gás carbônico fosse captado e o oxigênio liberado para a atmosfera pelo processo de fotossíntese, a vida seria possível pois o oxigênio na atmosfera é a chave para a existência abundante de vida em nosso planeta.

A proposta chamou a atenção da agência espacial dos EUA (Nasa) e Raúl Cuero está desenvolvendo a planta transgênica que pode ter utilidade também em nosso planeta ao ser cultivada em desertos e áreas desertificadas, auxiliando na recuperação primária destas áreas.

"Este é um paradigma", enfatiza orgulhosamente o gênio. Esse projeto é o mais audacioso da carreira científica deste colombiano que iniciou seus estudos sobre origem da vida com apenas dez anos de idade, quando encontrou um livro de Alexander Oparin (autor da teoria da origem da vida ou teoria dos coacervados) em escombros de uma construção em sua cidade natal.

O projeto de Cuero ainda soa futurista e ambicioso, porém a biotecnologia avança a passos rápidos e já não é uma tarefa impossível inserir um gene que codifique esta proteína descoberta em algum espécime vegetal. No entanto, é um projeto de longo prazo que ainda vai precisar de muitos testes e estudos até podermos realmente criar um ambiente propício para os seres humanos em Marte.

1 Comentários sobre esta postagem::

Unknown disse...

Se esqueceram que marte é tão árido como o deserto de atacama?

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.