Uma notícia que todos esperamos que não traga maiores consequências, porém nos faz gelar um pouco, ao contrário do fato noticiado, que é o degelo quase completo da Groenlândia no mês de julho de 2012.
Todo ano durante o verão derrete cerca de 50% do gelo da Groenlândia, porém no verão de 2012 (hemisfério norte), mais precisamente no mês de Julho. Do dia 08 ao dia 12, a taxa de degelo subiu de 40% para 97% dos glaciares da ilha. Isto é causado por uma forte onda de ar quente que afeta a Groenlândia e que não havia sido antes registrada na história.
Não se sabe se isso é causado pela ação humana ou não, se é cíclico ou não. Também não se sabe como será a reação do gelo quando chegar o inverno, muito menos como será o próximo verão de lá. Isto poderá causar um aumento rápido do nível do mar, como o evento de derretimento ainda está acontecendo e muitos icebergs estão se soltando pelo mar, resta esperar e ver o que acontece.
A Nasa utilizou os seguintes satélites para chegar a esta conclusão: Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), Indian Space Research Organisation´s (ISRO) e o Goddard Space Flight Center.
1 Comentários sobre esta postagem::
Não é à toa que o nome do país é GREENland. Talvez estejamos presenciando nos tempos atuais os mesmos fenômenos climáticos ocorridos quando o país recebeu esse nome. As coisas vão e vêm, nada permanece estático, muito menos o clima do planeta.
Postar um comentário
Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.