quinta-feira, julho 26, 2012

Gelo da Groênlandia derrete completamente pela primeira vez na História

Uma notícia que todos esperamos que não traga maiores consequências, porém nos faz gelar um pouco, ao contrário do fato noticiado, que é o degelo quase completo da Groenlândia no mês de julho de 2012.

Todo ano durante o verão derrete cerca de 50% do gelo da Groenlândia, porém no verão de 2012 (hemisfério norte), mais precisamente no mês de Julho. Do dia 08 ao dia 12, a taxa de degelo subiu de 40% para 97% dos glaciares da ilha. Isto é causado por uma forte onda de ar quente que afeta a Groenlândia e que não havia sido antes registrada na história.

Não se sabe se isso é causado pela ação humana ou não, se é cíclico ou não. Também não se sabe como será a reação do gelo quando chegar o inverno, muito menos como será o próximo verão de lá. Isto poderá causar um aumento rápido do nível do mar, como o evento de derretimento ainda está acontecendo e muitos icebergs estão se soltando pelo mar, resta esperar e ver o que acontece.

A Nasa utilizou os seguintes satélites para chegar a esta conclusão: Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), Indian Space Research Organisation´s (ISRO) e o Goddard Space Flight Center.


1 Comentários sobre esta postagem::

Santyow disse...

Não é à toa que o nome do país é GREENland. Talvez estejamos presenciando nos tempos atuais os mesmos fenômenos climáticos ocorridos quando o país recebeu esse nome. As coisas vão e vêm, nada permanece estático, muito menos o clima do planeta.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.