segunda-feira, julho 16, 2012

Salamandra Gigante: O Animal de estimação mais feio do mundo!

Enquanto muitos perdem tempo elegendo e noticiando concursos de "o cão mais feio do mundo", outros já se deram conta que nenhum cachorro é capaz de vencer o maior anfíbio da face da Terra, a Salamandra-Gigante-da-China (Andrias davidianus).

O bicho lembra e muito, os fósseis dos primeiros anfíbios, ou seja, dos primeiros vertebrados a evoluírem patas para sair fora d'água. Os indivíduos adultos possuem o peso de um cachorro de tamanho médio, porém podem chegar a medir 1,80 metros de comprimento.

Disponíveis em várias tonalidades, as monstrengas são criadas como animais ornamentais de estimação, por pessoas de gosto duvidoso, com espaço e tempo para se dedicar a este incrível animal que se alimenta basicamente de animas aquáticos menores.

Sua propagação em cativeiro atualmente se deve ao fato de estar ameaçada criticamente de extinção (Segundo a IUCN), esta ameaça se deve principalmente ao fato do habitat natural no qual ela vive estar sendo alterado pelo Ser Humano.

Por ser um animal primitivo e de grande porte não é difícil imaginar que pode se adaptar a diversos ecossistemas caso seja solto na natureza, o que pode causar um desequilíbrio de proporções alarmantes incluíndo a extinção de muitas espécies, por isso a maioria dos países (incluindo o Brasil) possui uma legislação para importação de animais selvagens, regulamentada pelo IBAMA.

Além da legislação complicada, quem desejar ter uma Salamandra-Gigante-Da-China vai ter que desembolsar cerca de cinco mil reais só pelo animal, não inclusas as taxas de importação, construção do viveiro, transporte, além é claro, dos custos de manutenção tanto do viveiro quanto do animal com alimentação e cuidados veterinários.

Um investimento tão caro assim desestimula ter uma salamandra gigante no quintal de casa, mas os criatórios (locais destinados a reprodução para preservação) são uma alternativa viável para a sobrevivência deste maravilhoso monstro, "Avô dos dinossauros".

3 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

Beijo a todos da comunidade madonna no orkut
Morta gif

Anônimo disse...

Credo! esté bicho parece com minha avó

Unknown disse...

Achei lindo o animal!!!! Tomara que não seja extinto.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.