quinta-feira, julho 05, 2012

Telescópio CHANDRA da NASA detecta inédito Buraco Negro Errante

Segundo uma informação da NASA, foi localizado, com ajuda do telescópio espacial “Chandra”, um buraco negro lançado por colossais forças gravitacionais para fora da sua galáxia, com uma velocidade de cerca de 5 milhões de km/h. O fenômeno foi fixado a uma distância de 4 bilhões de anos-luz da Terra.

Os cientistas consideram que o fenômeno ocorreu aquando da fusão de duas galáxias que tinham buracos negros em seus centros. Eles uniram-se no processo de colisão e foram lançados para fora do novo sistema em consequência duma perturbação do campo gravitacional que surgiu no processo desse cataclismo.

Na opinião dos cientistas, este acontecimento prova que no espaço intergaláctico pode haver buracos negros errantes e invisíveis. "Não os vemos porque eles “engoliram” todo o gás em seu torno quando foram empurrados para fora de suas galáxias”, explicaram os especialistas do Observatório Astrofísico Smithsoniano, de Cambridge (Estado do Massachusetts, EUA).

OBS: Para quem não sabe, o Buraco negro não trata-se de um buraco como os filmes de ficcção mostram, longe de ser uma passagem para outra dimensão, um buraco negro nada mais é do que um corpo celeste extremamente compacto e de gravidade tão alta que é capaz de sugar até a luz que passa perto dele. Seguimos torcendo para que nenhum buraco negro resolva "visitar" as imediações de Nosso Sistema Solar.

ESTA INFORMAÇÃO FOI:

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.