terça-feira, agosto 07, 2012

Governo da França está pagando pescadores para exterminar tubarões


O governo francês deu o sinal verde para o extermínio de tubarões-touro (Carcharhinus leucas) nas águas em torno da Ilha Reunião (localizada ao leste de Madagascar no Oceano Índico), após um aumento de ataques de tubarão na área. O governo francês, em atitude nada ambientalista, está dando incentivos financeiros aos pescadores que matam o animal marinho ameaçado de extinção (Vulnerável segundo a IUCN).

Muitos especialistas em tubarões estão afirmando que a iniciativa drástica não vai funcionar e que existem outras alternativas mais humanitárias, o abate de tubarão é cruel, ridículo e ineficaz e segundo o site Animal Global, o objetivo é apenas tornar as águas mais seguras para surfistas.

Pescadores franceses estarão em busca de uma espécie de tubarões vulnerável para embolsar dinheiro do governo pela matança, o motivo segundo o governo é o aumento nos ataques a seres humanos onde a vítima morre.

Os incentivos financeiros entrarão em vigor já na próxima semana (segunda semana de agosto de 2012) e provocaram protestos de grupos de direitos dos animais que estão chamando o fato de "extermínio legalizado'''. A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN - sigla em inglês), um importante grupo ambientalista que é responsável por produzir a lista de espécies ameaçadas mais famosa do mundo, a "lista vermelha", considera o tubarão-touro como "vulnerável", o que significa que pode enfrentar a ameaça de extinção num futuro próximo, e se depender dos franceses, este futuro será mais próximo do que imaginávamos.

De 2000 a 2010, não houve ataques de tubarão em Reunião, mas nos últimos dois anos ocorreu um pequeno surto deles, o mais recente na última semana de julho, quando um surfista de 22 anos morreu depois que um tubarão-touro mordeu e arrancou fora sua perna. Foi o sétimo ataque e a terceira morte desde o início de 2011. Os especialistas em ecologia de tubarões afirmam que estes animais não atacam seres humanos a menos que uma alteração em seu habitat esteja ocorrendo. Estas alterações geralmente são causadas pela ação antrópica (causada pelo ser humano), ou seja, a França está tentando tapar o sol com a peneira e botando a culpa em um inocente.

Em pleno século 21 é difícil crer que o governo de um país tão famoso pela sua filosofia humanista e local de nascimento de tantos ativistas ambientais tenha regredido ao ponto de promover uma matança (ineficaz) para contornar um problema de sua indústria turística. Os próprios surfistas, em sua maioria amantes da natureza estão achando que esta iniciativa é absurda e se a resolução for mantida, é possível que a matança de tubarões-touro cause mais problemas para o turismo da região do que os próprios ataques dos tubarões.

Fonte: www.globalanimal.org

12 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

Ridiculo isso!

Anônimo disse...

tem mais que acabar com todos tubarãoo.

Anônimo disse...

Não entendi, vários animais já tiveram história parecida, como nossas queridas pombinhas, certas espécies de peixes e outros animais que de alguma forma necessitaram de um controle populacional a curto prazo devido aos riscos que trariam para o ser humano ou outros animais. Tubarões devem ser tratados da mesma maneira.

MUNDOEMCOLAPSO.BLOGSPOT.COM disse...

As pombas são esterelizadas, não são brutalmente assassinadas, os tubarões oferecem um serviço indispensável aos ecossistemas pois tratam-se de um predador de topo, a medida é totalmente ineficaz além de ser um ato de crueldade com os animais, no Brasil matar um tubarão é crime.

Anônimo disse...

Ridiculo isso mesmo. Aff, o governo não tem o que fazer? Tem que ficar matando os bichinhos? A culpa é dos seres humanos que invadiram e invadem o territorio dos animais selvagens. Se o governo da França não tem o que fazer com o dinheiro, porque não distribui aqui pro povo brasileiro?

Mile disse...

muito bom.

Anônimo disse...

isso é um uma falta de respeito um dia esses que judiam de animais deverao ser punidos e se existir outra vida castigados na forma do animal que tanto mautrato

Anônimo disse...

Basicamente eles vão matar tubarões perto da extinção só para que surfistas vagabundos nadem "Seguramente" , ah vá pra PQP.

O mar é o lar dos tubarões e peixes a terra é o lar dos mamiferos , não tem que matar tubarão nada, que tire os surfistas , afinal os tubarões não atacam seres humanos porque os vêem como comida e sim porque não tem escolha por causa do desenquilibrio natural que o próprio homem vem causando pra todos os animais.

Anônimo disse...

Danem-se mesmo os tubarões e os ativistas hipócritas e insensatos!!!! Por quê esses palhaços não vão se preocupar em repreender os malditos Dinamarqueses que matam golfinhos de forma cruel? Matam por tradição! Por que os valentões não vão matar tubarões? Mas, retornando ao foco, no caso dos tubarões, são eles ou nós! Nunca li nenhuma explicação do problema que ocorreria se tubarões fossem extintos. Alguém já ouviu falar das consequências? Muitos animais desta espécie já foram extintos no passado e vocês nem sabem ou fingem (que é mais óbvio, espero)!! Certos conhecimentos/informações estão além de vocês, ou seja, enterrados no passado!! Vocês, ambientalistas, são muitas vezes que nem os humanistas, que querem proteger o que não presta (humanistas protegem de forma exacerbada assassinos cruéis e bandidos de alta periculosidade em muitos lugares do mundo)! Humanistas não ligam muito para vidas ceifadas por criminosos, só querem mesmo estudar a raça diabólica dos perversos! Nas Ilhas Faroé também matam indiscriminadaente baleias, e cadê uma forma eficaz de interromper essa matança? Agora penalizar-se com tubarões? Dá-me um tempo!

Obrigado por lerem meu comentário.

Anônimo disse...

[Se o governo da França não tem o que fazer com o dinheiro, porque não distribui aqui pro povo brasileiro? ]
Pra quê? Pra brasileiro vagabundo ficar enchendo-se de bebida alcoólatra? (Quem sempre dá essa sugestão não vale nada. Fica a dica.)

[tem mais que acabar com todos tubarãoo.]
Tem mais é que acabar com todos os tubarões.
[Ridiculo isso! ]
Ridículo isso! (Toda proparoxítona é acentuada! Toda!!!)
Voltem pro MOBRAL!

[isso é um uma falta de respeito um dia esses que judiam de animais deverao ser punidos e se existir outra vida castigados na forma do animal que tanto mautrato ]
Mais falta de respeito é essa sua ortografia que nos dá vergonha, ou seja, aos poucos que dão valor aos estudos! Veja em países de primeiro mundo pra ver se eles escrevem tão mal assim...
Brasileiros FDP!
Hispano-americanos FDP!
Preguiça maldita incrustada no homem!!!!!

Anônimo disse...

Vamos pagar para exterminar os políticos franceses !!!

Anônimo disse...

Pq nao pedem para exterminar os banhistas e surfistas que estão invadindo a "terra" deles?

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.