sexta-feira, agosto 03, 2012

Grupo de Gorilas aprendeu a desmontar as armadilhas dos caçadores em Ruanda

Esta semana, conservacionistas da fundação Dian Fossey Gorilla observaram um grupo de gorilas da montanha juvenis fazendo algo que nunca havia sido antes registado. Os macacos estavam destruindo armadilhas de madeira colocadas por caçadores.

Em Ruanda, a caça continua a ser uma das maiores ameaças à sobrevivência destes hominídeos. No entanto, estes gorilas ameaçados de extinção, aparentemente, aprenderam a ser mais espertos do que os caçadores. Mesmo os jovens já aprenderam a combater as armadilhas (foto abaixo).

"Sabíamos que os gorilas faziam isto, mas todos os casos relatados foram realizados por gorilas adultos. Hoje, dois jovens trabalharam juntos para desativar duas armadilhas. Isso demonstrou uma impressionante habilidade cognitiva", disse Verónica Vecellio, directora da fundação Dian Fossey Gorilla, na página da fundação.

Nos últimos 15 anos, a população de gorilas (Gorilla gorilla) desta região cresceu cerca de 17% devido às diversas iniciativas de proteção. Esta situação é bem diferente do que é visto no vizinho, a República Democrática do Congo, onde a guerra civil está massacrando os gorilas. As iniciativas de proteção não são apenas das organizações humanas, parece que os gorilas também estão "se organizando e fazendo a sua parte contra os caçadores que ameaçam a paz no seu território", afirma Verónica Vecellio.

Fonte: Fábio Monteiro - Ecosfera.pt

1 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

foda de mais

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.