sexta-feira, março 19, 2010

Descoberto exoplaneta com temperaturas semelhantes à Terra


Foi descoberto por astrônomos, um planeta de clima "temperado", à órbita de uma estrela fora do sistema solar. Eles afirmam que as técnicas utilizadas para o estudo serão fundamentais na busca de lugares parecidos com a Terra espalhados pelo universo.

Corot-9b, como o planeta é chamado, é um dos mais de 400 "exoplanetas" já encontrados orbitando estrelas de outros sistemas por aí. "Este é um exoplaneta, de clima temperado como dezenas que já conhecemos, mas é o primeiro, cujas propriedades nós podemos estudar em profundidade", disse Claire Moutou, um membro da equipe de astrônomos Européia que fez a descoberta. "Ele é obrigado a se tornar uma pedra de Rosetta na investigação exoplanetária", complementou.

O exoplaneta foi identificado quando passava em frente da sua estrela anfitriã, há 1.500 anos-luz da Terra. A cada 95 dias ele aparece onde o trânsito está sendo focado, o fenômeno dura cerca de oito horas, que é quando os astrônomos podem fazer medições da composição do planeta e da temperatura, que varia de -20°C a 160°C.

"Corot-9b é o primeiro exoplaneta que realmente se parece com planetas em nosso sistema solar", disse Hans Deeg, o principal autor do estudo publicado na revista Nature. "Ele tem o tamanho de Júpiter e uma órbita semelhante à de Mercúrio".

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.