domingo, março 14, 2010

Grande Jornal Mente Sobre o Gorila Marciano!

Sondas da NASA encontraram uma rocha com formato semelhante a um gorila, até aí nada de muito interessante ou significativo. Porém o jornal ZERO HORA, que é considerado um meio de comunicação respeitável tratou o assunto com absoluta ignorância dos fatos e desdém, tentando levar as evidências científicas para o campo do humor.

Veja trechos da matéria publicada na ZERO HORA de quinta-feira, dia 04 de março de 2010:

"Dentre as rochas, pode-se distinguir o que parece um tipo de gorila extraterrestre...Poderia ser um indício de que o planeta dos macacos, do filme, é na verdade o Planeta Vermelho do nosso sistema solar.... Para o estudioso Nigel Cooper a imagem é claramente algum tipo de criatura. Ele tem se empenhado em analisar milhares de fotos tiradas por robôs da Nasa e colocadas online."

Note a manipulação no texto para que o leitor se convença de que se trata de um gorila e não de uma simples rocha. É só ver a foto e perceber que é uma rocha e não parece de forma nenhuma um gorila de verdade. É a prova que ninguem deve confiar nos grandes meios de comunicação.

Isto é óbvio, tão óbvio quanto o fato da água ser molhada quando em estado líquido, não podendo convencer o leitor de uma besteira tão grande o jornalista apela para um humor chulo que nem merece ser publicado neste blog.

Para que o leitor não pense que se trata realmente de um gorila e não de uma simples rocha, o jornalista usa de várias artimanhas treinadas durante sua faculdade. Note que se ouviu apenas uma fonte de informação para se realizar a reportagem enquanto a opinião contrária a do pesquisador "Nigel Cooper" que afirma ser de fato um gorila foi feita pelo próprio jornalista que nem ao menos conseguiu passar o assunto para o leitor de forma educativa e científica.

É uma prova do menosprezo com o qual é tratado todo e qualquer assunto científico não vinculado ao lucro das grandes indústrias nos meios de comunicação em massa. A ignorância ri da própria ignorância que faz-se parecer sábia.

O tolo jornalista ignora ciências como a exobiologia e a astronomia, mas sabe fazer piadinhas sem graça como se o assunto em questão (a análise de fotos do planeta vermelho) fosse irrelevante. Marte é um planeta muito próximo da Terra e é o local mais viável para nossas primeiras colônias extraterrenas.

reprodução, The Sun

fonte:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=273777&blog=29&coldir=1&topo=3994.dwt


0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.