quinta-feira, março 25, 2010

Mineradoras destroem rios e ameaçam comunidades em Gana



Uma pesquisa encomendada pela Wacam, ONG de direitos humanos e organização da defesa dos direitos de mineração, revelou que 250 rios foram poluídos por cianeto e metais pesados em Gana.

Só as operações de mineração da Golden Star Resources (Bogoso / Prestea) poluiram e destruiram pelo menos seis rios: Dumase saber Aprepre; Wurawura; Akyesua; Pram; Nana Nyabaa e NSU Abena. A AngloGold Ashanti Obuasi Mine, poluiu cerca de 12 rios em Sanso e nas áreas dos Obuasi, como Odumase e Fenaso que não têm acesso à água potável.

A Wacam disse que a mineração priva as comunidades mineiras do acesso à água potável e isso implica na piora do estado de saúde das pessoas graças a ingestão de cianeto e metais pesados. "Nós reconhecemos que o acesso à água potável é um direito humano e a poluição dos rios por operações de mineração constitui uma violação dos direitos das comunidades mineiras à água potável e meio ambiente. Reservas Florestais servem para preservar as bacias hidrográficas e pedimos que o governo não permita mineiração em reservas florestais".

Todo ano, 1.500 quilômetros cúbicos de águas residuais são produzidas globalmente. Os resíduos e águas residuais podem ser reutilizados de forma produtiva para energia e irrigação, mas isso quase não acontece. Nos países em desenvolvimento, 80 por cento de todos os resíduos são devolvidos sem tratamento, devido à falta de regulamentação e de recursos. O crescimento populacional e industrial adiciona novas fontes de poluição e aumenta a procura por água limpa.

A saúde humana e ambiental, o abastecimento de água potável e agrícola para o presente e o futuro estão em jogo. Para fazer algo sobre isso, a ONU lançou a campanha "Água Limpa para um mundo saudável" como tema para o Dia Mundial da Água 2010. O objetivo do Dia Mundial da Água é elevar a discussão global sobre qualidade da água ao nível político.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.