quinta-feira, março 25, 2010

A iminente extinção dos Gorilas na África Central

Embora a maioria das pessoas nem sequer se preocupe, é necessário informar sobre o que acontece aos Gorilas principalmente na Bacia do Congo (Congo, Uganda e Ruanda), lugares historicamente conhecidos por genocídios e violação dos direitos humanos. Existem múltiplos fatores que afetam negativamente a população de gorilas naquela bacia, os seres humanos são o principal deles.

Devido aos conflitos militares e tentativas de limpezas étnicas, uma grande parte da população foi obrigada a se refugiar no meio da floresta. Os campos de refugiados não são abastecidos adequadamente, então as pessoas vão em busca de qualquer alimento no mato, e isso inclui a carne de macaco. Além disso, as atividades madeireiras e de mineração continuam reduzindo significativamente o habitat destes seres.

Para piorar, a epidemia de Ebola, um vírus mortal, tanto para os seres humanos quanto para macacos, ainda está a acelerar a taxa de mortalidade desses gorilas. Este vírus, originário da região do rio Ebola, se espalha pelo ar e pela saliva e não necessita de contato direto para infectar um novo organismo. Consequentemente, os gorilas, com seus hábitos e padrões de movimento foram alvos fáceis para epidemias de ebola no século passado, o que matou milhares de indivíduos e reduziu ainda mais a população e a diversidade genética da espécie.

Na próxima década, os gorilas da grande bacia do Congo terão desaparecido completamente já que as atividades de mineração e a caça ilegal vão continuar aumentando. Um pesadelo para os ativistas ambientais, a ausência de gorilas na região da África Central terá impactos significativos sobre os ecossistemas da região levando a outros acidentes ambientais.

A extinção da população de gorilas da África Central (já em torno do número de setecentos gorilas, uma estatística sombria quando comparada à população anterior no Século 20) é ainda mais difícil de evitar. Você não pode proibir que as milícias cacem seus inimigos dentro das reservas, você não pode vacinar os gorilas, os guardas florestais nessas reservas são quase impotentes. Ao todo, naquela região, mais de 180 guardas já foram mortos por contrabandistas, caçadores e guerrilhas, simplesmente não há espaço para otimismo.

7 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

Temos que fazer alguma coisa, essa espécie maravilhosa não pode desaparecer, vamos orar para que Deus tenha misericórdia desses animais que na minha opnião é o mais belo que possui na natureza.

Anônimo disse...

Temos que fazer alguma coisa, não podemos cruzar os braços e presenciar uma espécie tão linda como os gorilas desaparecerem do planteta! o que vamos fazer?

Anônimo disse...

TEMOS QUE, TIRAR ESSES ANIMAIS, DA AMEAÇA DE EXTINÇÃO. POIS A CARNE DESSES ANIMAIS NÃO FOI CRIADA PARA SER DEVORADA, POIS HÁ OUTROS ALIMENTOS ADEQUADO PARA SE COMER. DEVEMOS PRESERVAR ESSES ANIMAIS, MAS PRA ISSO DEVEMOS TAMBÉM COMBATER A FOME NÃO SÓ DO PAÍS, MAS DO MUNDO INTEIRO.EU ADORO VER IMAGENS E VÍDEOS DE GORILAS, E ACHO ELES INCRÍVEIS, POIS ELES SÃO INTELIGENTES.

Anônimo disse...

o mais belo e ,forte. dos animais vivos...vamos fazer algo pessoal....

Clerison Campos disse...

Primeiro vem o lado humano. Pessoas lá vivem em condições precárias. Para começar a ajuda aos gorilas deve-se resolver primeiro os problemas sociais e econômicos da região, e políticos também já que há conflitos militares.

Anônimo disse...

Uma coisa eu tenho certeza, morrem muiiito mais pessoas inocentes naquela região do que gorilas (principalmente crianças). Porque ninguém se mobiliza para ir ajudar seres humanos que são dizimados como se fossem frangos em um abatedouro?

Querem fazer algo? Peguem uma AK-47 e uma faca e vão para la dar uma de Rambo e morrerem no primeiro dia.
Ou então, viagem para a Africa, com o coração totalmente aberto e com o intuito de viver para ajudar aquele povo que carece de tudo!! TUDO MESMO! Eu fui pra la, eu vi pessoalmente o que eh aquilo, e são cenas triste, desumanas, totalmente chocantes que eu vou levar pro resto da minha vida!
Fazendo isso ai sim, vcs vão ver as próprias pessoas de la lutando em favor da preservação da Natureza! Johnny

william haddad disse...

Cuidado com o homem, pois ele é o peão do demônio, o único ser entre todos os primatas de Deus que mata por esporte, ou cobiça, ou avareza.

Ele matará seu irmão para possuir sua terra.

Não o deixe nascer em grande número.

Ele irá transformar a sua casa e a de vocês num deserto.

Combate tudo que está à sua volta, até a si mesmo.

Dirija-o de volta à sua toca no deserto.

Eu o temi como a própria morte.

Ele é o presságio da morte.

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.