sábado, abril 10, 2010

A pandemia de suicídios se alastra pelo globo

O suicídio é a maior causa de morte não-natural em Portugal, ultrapassou até mesmo o número de mortes nas estradas. Na África do sul, o SADAG, grupo que apóia pacientes com depressão e ansiedade usou o termo "pandemia" para descrever a crescente onda de suicídios que ocorre naquele país. No Brasil, os estados do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul possuem as suas taxas perto de 11 suicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, taxas essas que são semelhantes as de portugal.

Mas o Brasil nem precisa se preocupar ainda e Portugal está longe do topo da lista, como o mapa-mundi mostra, é necessário que muito mais gente se mate por aqui para podermos competir com gigantes como a Rússia, a Lituânia e a Coréia do Sul, onde o suicídio sempre foi comum graças a uma mistura de fatores climáticos e culturais.

O grande problema é que as taxas mundiais de suicídio elevaram-se em mais de 60% desde a década de 1960, taxa esta que cresceu graças aos brancos com idade entre 40 e 64 anos.

Existem muitos motivos para que um suicida se convença a se suicidar, e muitas opiniões controversas sobre os motivos que levam ele a cometer este ato. O fato é que o suicídio é o décimo tipo de morte mais comum no mundo.

No Brasil ele é proibido, sendo que o suicida mal-sucedido, ou seja, aquele que não consegue morrer, pode ser processado pelo estado. Permitir um suicídio também é crime, então se você souber de alguém que deseja se suicidar, procure dissuadir esta pessoa e se preciso for, avise as autoridades médicas e policiais.

Entretanto, muitos pensam que o ser humano possui liberdade para morrer, já que não escolheu nascer, e já existem campanhas pela legalização do suicídio. Não é difícil de imaginar que logo algum país comece a oferecer serviços de suicídio gratuitos para seus cidadãos.

Esses apologistas do suicídio além de criminosos se orgulham do aumento das taxas, afirmando que o suicídio existia desde a antiguidade, como os bons escravos do faraó que se deixavam morrer ao serem sepultados juntos com a divindade para curtirem uma vidinha eterna de escravidão.

A igreja católica condena o suicídio, graças a isso ele era proibido durante a idade média, época na qual se alguém tentasse se suicidar era queimado vivo na fogueira. Hoje em dia a coisa mudou e os suicidas estão em todas as crenças e ideologias, um motivo exato para esse aumento não se sabe ao certo. Seria isso tudo culpa das drogas? Do alcoolismo? Do desemprego? Ou seria tudo culpa do Mundo em Colapso?

fontes: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v38n6/08.pdf
http://natatat.wordpress.com/category/death/suicide/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000300013

1 Comentários sobre esta postagem::

Mariana disse...

Matéria muito interessante!
O mapa tem fonte?
Ótima questão para o Ensino Médio!
Aguardo resposta!

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.