segunda-feira, abril 26, 2010

Os milhões de mini Big-Bangs e Buracos-Negros do LHC

Os físicos do centro de investigação CERN disseram que criaram 10 milhões de mini-Big Bangs na primeira semana de testes do LHC. O Porta-voz, James Gillies disse na quarta-feira que o LHC (Large Hadron Collider), no qual minúsculas partículas de matéria são colididas quase na velocidade da luz, estava funcionando muito bem. "É tudo muito bom de olhar. Estamos recebendo uma massa de dados para os analistas em laboratórios do mundo terem trabalho", disse ele.

Os funcionários do CERN, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, estão ansiosos para que comecem as primeiras duas semanas de funcionamento em alta potência, lembrando que em 2008, um lançamento anterior do LHC em uma menor potência foi interrompido pelo vazamento grande de fluido refrigerante após 10 dias de uso.

Cientistas estão vigiando o anel de 27 km do LHC sob a fronteira suíço-francesa, perto de Genebra. As colisões estão sendo gravadas na velocidade de 100 por segundo, o dobro do que na semana passada.

As colisões criam simulações em uma escala minúscula do Big Bang, a explosão que deu origem ao universo cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Com ele surgiram galáxias, estrelas, planetas e eventualmente a vida, assim como leis universais da física.

Estudando como as partículas se comportam depois de colidir, os pesquisadores do CERN esperam desvendar segredos do universo como a composição da anti-matéria (matéria escura).

O medo da população é que algo dê errado e se crie um grande buraco negro onde o mundo inteiro será tragado, mas quem trabalha lá acalma a população dizendo que provavelmente nada do gênero irá acontecer.

ESTA INFORMAÇÃO FOI:

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.