quarta-feira, julho 21, 2010

Lagarto Jesus Cristo: mistério desvendado pela ciência



O lagarto basílico não se apura quando tem de fugir de um predador: a cada vez que precisa salvar a pele, ele se levanta sobre as patas traseiras e, como que por milagre, corre sobre a água. Os zoólogos, já conheciam a locomoção peculiar do Basilicus plumífrons - um réptil de 90 cm de comprimeto, que vive nas florestas do Panamá, Costa Rica, Honduras e Nicarágua e se alimenta de pequenos insetos e frutas. O que não sabiam era como conseguie a proeza.

Jim Glasheen, um estudante de doutorado da Universidade de Harvard, desvendou o mistério: o basílico possui uma fileira de escamas ao redor de cada dedo que aumenta a área da pata, dando-lhe maior estabilidade sobre a linha d'água. Quando a pata toca a água, cria uma bolha dde ar, que ajuda a sustentar o peso do animal.

Na alucinada velocidade de 20 passos por segundo, o Lagarto Jesus (que já foi considerado um ser mitológico) tem tempo de pousar a outra pata antes que a bolha estoure.

O Arquinimigo do Lagarto Jesus só podia ser o Lagarto Voador, ou Dragão, cria de Satanás, entidade maléfica que ainda planeja lançar a cobra com asa. Veja ele na foto abaixo:

1 Comentários sobre esta postagem::

Anônimo disse...

dahora

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.