quarta-feira, março 24, 2010

Prototaxites: O fungo mais alto de todos os tempos

O fungo mais alto de todos os tempos, segundo um novo estudo, foi o Prototaxites gigante, que se elevou sobre as paisagens do Siluriano e do Devoniano (entre cerca de 350 e 420 milhões de anos atrás).

Os fósseis de mais de 26 metros de altura levaram a um longo debate científico, com alguns especialistas acreditando que tratava-se de uma alga ou líquen enorme, e outros, sustentando a idéia de que tratava-se de um fungo. O novo estudo, publicado na última "Proceedings of the Royal Society", apresenta provas feitas com isótopos de carbono, de que o fóssil era realmente a frutificação de algum fungo e que este provavelmente se nutria de bactérias, algas e musgos.

Os fungos antigos não se assemelham com as espécies modernas, os corpos frutificados eram "troncos" enormes, lisos e sem ramificações. Provavelmente eram altos para melhor dispersar a esporada ao sabor do vento.

"Mas assim como os fungos modernos, eles deveriam se constituir realmente de uma grande rede de micélios subterrâneos onde as hifas constantemente capturam o alimento". explicou Boyce, um professor adjunto no departamento de ciências geofísicas da Universidade de Chicago.

fonte: discovery news

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.