domingo, maio 16, 2010

Alemães fazem alarde sobre a bomba atômica brasileira

A revista alemã Der Spiegel questiona, em matéria divulgada em seu site hoje, se o Brasil pretende construir uma bomba nuclear. A publicação afirma que, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil "recomeçou a flertar" com a ideia de produzir uma bomba atômica, após tentativas anteriores malsucedidas durante o regime militar. No entanto, a Der Spiegel afirma que não há provas definitivas de que o Brasil esteja construindo armas nucleares, mas "eventos passados sugerem que é bastante provável".

O Brasil é membro do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Porém, a revista cita o fato de, desde 2003, o País retomar oficialmente o desenvolvimento de um submarino movido a energia nuclear. "O que há para esconder no desenvolvimento de pequenos reatores para mover submarinos, sistemas que vários países já possuem há décadas? A resposta é tão simples quanto perturbadora: o Brasil está provavelmente tentando desenvolver algo mais nas instalações que declarou como instalações de produção para submarinos nucleares: armas atômicas", afirma a Der Spiegel.

A publicação cita o vice-presidente José Alencar, que "abertamente defendeu a aquisição de armas nucleares pelo Brasil, em setembro de 2009". A revista lembra que o fato de o País ser signatário do TNP, na opinião de Alencar, "é um assunto que estava aberto à negociação".

Segundo a Der Spiegel, o País necessitaria de uma resolução parlamentar para permitir o desenvolvimento dessas armas. Então, o presidente Lula poderia dizer que os Estados Unidos não devem ter o monopólio das armas nas Américas. "Se isso acontecer, a América Latina não seria mais uma zona livre de armas nucleares - e a visão que Obama possui, de um mundo sem armas nucleares estará encerrada."

Pessoalmente achei isso uma grande palhaçada, se o presidente dos Estados Unidos quer um mundo sem armas nucleares que se preocupe com as deles e não com as dos outros. E em segundo lugar, os Estados Unidos afirmam que qualquer grupinho terrorista árabe possui bombas atômicas, não podemos ter? Onde está a lógica, deveriamos é ganhar algumas de presente do próprio Barack Obama.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,revista-alema-especula-se-brasil-quer-bomba-atomica,548491,0.htm

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.