domingo, maio 16, 2010

Bebidas gaseificadas podem causar envelhecimento precoce

As bebidas gaseificadas podem contribuir para o envelhecimento precoce, revela um estudo publicado na Revista da Federação de Sociedades Americanas para a Biologia Experimental. Os investigadores concluíram que o fosfato usado para criar as bolhinhas nas bebidas (em reação com o dióxido de carbono), também presente em carnes processadas, queijos e pão para realçar e conservar o sabor, contribui não só para o envelhecimento da pele, mas também para o aparecimento de doenças renais e problemas cardiovasculares associados à velhice.

"Os seres humanos precisam de uma dieta saudável e controlar as doses de fosfatos que ingerimos conta muito para uma vida longa e saudável", explicou Mohammed Razzaque, do Departamento de Medicina, Infecção e Imunidade na Escola de Medicina Dentária de Harvard.

A experiência levada a cabo com três grupos de ratinhos serviu para comprovar a toxicidade dos altos níveis de fosfato no organismo daqueles animais, efeito que segundo os investigadores, tem paralelo em outros mamíferos, incluindo o homem.

"As bebidas gaseificadas, especialmente as que incluem cafeína na sua composição, são das mais ingeridas em todo o mundo", realçou Gerald Weissmann, editor da revista científica que publicou o estudo, ao "Telegraph". "Com esta pesquisa, descobrimos que níveis equilibrados de fosfatos são fundamentais para um processo de envelhecimento saudável. Há que manter esse equilíbrio", conclui.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.