quarta-feira, maio 12, 2010

Bactérias terrestres podem virar praga em Marte

Bactérias normalmente encontradas em espaçonaves podem ser capazes de sobreviver no áspero ambiente de Marte e contaminar o planeta vizinho com vida da Terra, de acordo com pesquisa publicada na edição de abril do jornal Applied and Environmental Microbiology. As informações são da Associação Americana de Microbiologia.

Encontrar vida em Marte continua sendo um objetivo declarado da Nasa. As espaçonaves e equipamentos estão sendo esterilizados para evitar contaminação do ambiente. Contudo, estudos recentes indicam que, apesar da limpeza, diversas comunidades de micro-organismos sobrevivem nas espaçonaves.

Cientistas da Universidade da Flórida reproduziram o ambiente de Marte e durante uma semana estudaram a Escherichia coli, bactéria que contamina espaçonaves. Os pesquisadores observaram que a bactéria poderia sobreviver, mas não cresceriam colônias na superfície do planeta, e isto se ela estivesse protegida dos raios Ultra-violeta que são fortíssimos em marte.

Pode ser que E. coli não esteja causando problemas em Marte, mas imagine a tragédia que podemos causar levando bactérias alienígenas para aquele planeta, em caso da vida por lá existir. Afinal não se sabe que tipo de interações podem se estabelecer em caso de uma invasão por organismo alienígena em determinado planeta.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4408268-EI301,00-Viagens+podem+contaminar+Marte+com+microbios+da+Terra.html


0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.