quarta-feira, julho 18, 2012

Muros Verdes podem reduzir Poluição do Ar de Grandes Cidades em até 30%

Cientistas sugeriram após realizarem estudo, que a criação de "muros verdes" em áreas urbanas poderia reduzir a poluição do ar em até 30%. Os Pesquisadores Britânicos dizem que plantar mais árvores e outros tipos de vegetação no nível da rua serviria para limpar o ar em áreas que são normalmente expostas a níveis mais elevados de poluição, como grandes avenidas.

Plantas de pequenas e grandes cidades foram usadas como exemplo, pois removem o dióxido de nitrogênio (NO2) entre outras partículas que são prejudiciais para a saúde humana. Os resultados aparecem no periódico Environmental Science and Technology.

"Até agora, todas as iniciativas em torno de reduzir a poluição abordaram a fonte do problema, como tirar de circulação carros velhos, obrigar indústrias a utilizarem filtros e a prática do rodízio de automóveis para reduzir o congestionamento. Nem todas estas medidas tiveram ou estão tendo o efeito desejado, então estamos propondo combater a poluição em outra frente", disse o co-autor Rob MacKenzie, Professor da Universidade de Birmingham.

"O benefício de paredes e muros verdes é que eles limpam o ar que entra e passa por uma rua, que funciona como um canyon graças aos prédios", observou o Professor MacKenzie. "Plantar mais vegetação nas cidades de forma estratégica será uma maneira relativamente fácil de assumir o controle dos nossos problemas locais de poluição", acrescentou.

Estudos anteriores demonstraram que os espaços urbanos ecológicos podem reduzir a poluição, mas apenas cerca de 5%. Este estudo sugere que o posicionamento estratégico da vegetação pode reduzir a poluição do ar em até 30%. Muros verdes, constituídos por plantas trepadeiras, construídas em estruturas ao ar livre podem atuar como filtros de poluição do ar, segundo a equipe.Nicola Cheetham, chefe de meio ambiente (transporte de superfície) para Transport for London (TfL), saudou os resultados. "Nossa própria pesquisa, realizada pelo Imperial College de Londres, mostra a capacidade de diferentes plantas para reter partículas", disse ela.

Esta pesquisa é importante pois aponta alternativas para o combate de um problema real e que afeta a vida cotidiana dos que habitam as grandes e médias cidades do mundo industrializado, a poluição do ar. Por mais que exista debate no meio científico sobre o homem estar afetando o clima em escala global, ninguém discorda que estamos afetando o microclima local dos locais que nós vivemos, e esta deve ser a verdadeira discussão e preocupação dentro dos setores ambientalistas.

Fonte: BBC News

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.