domingo, agosto 05, 2012

Dinossauros evoluíram acompanhando a tectônica de placas

Uma pesquisa recentemente divulgada sugere que o número de espécies de dinossauros nas Américas aumentou após a atividade tectônica que levou à criação de cordilheiras. Quinze milhões de anos antes da extinção em massa que dizimou os répteis gigantes, o número de espécies aumentou consideravelmente no que é hoje a América do Norte.

As descobertas foram publicadas no Journal PLoS ONE onde os envolvidos pesquisadores disseram que o nascimento das montanhas provavelmente acelerou a diversificação. Terry Gates da Universidade de Ohio e seus colegas mostraram que as montanhas cresceram no oeste do que hoje é a América e isso criou um mar raso coma água do oceano resultando na divisão do local em três ilhas, das quais, a mais ocidental, conhecida como Laramidia, foi densamente povoada por dinossauros ornithischia.

Muitas destas espécies foram enfeitadas com ornamentos para exposições sexuais, tais como chifres e cristas. "Nós sabemos de muitas evidências de que os animais que possuem esses tipos de ornamentos sofreram especiação em um ritmo mais rápido do que outros animais", explicou o Dr. Gates.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.