terça-feira, abril 06, 2010

Eugenia pode causar a extinção dos Toto

A tribo dos Toto, residente da região sub-Himalaia da Índia, está perto da extinção por causa de um defeito genético que é potencializado graças a um de seus hábitos sociais.

A tribo, que vive no sopé dos Himalaias, perto da fronteira com o Butão, é altamente vulnerável a muitas doenças hereditárias, o que causa alto grau de morbidade e mortalidade. Existem apenas 1.366 membros da tribo restantes.

De acordo com um estudo de revisão extensiva, a talassemia e outras hemoglobinopatias são altamente incidentes entre a comunidade tribal.

Talassemia é uma doença hereditária autossômica recessiva do sangue. Na talassemia, há uma redução da síntese de uma das cadeias de globina que formam a hemoglobina. Esta redução forma hemoglobinas anormais, causando um tipo de anemia.

Depois de realizar exames de sangue entre as 385 pessoas solteiras, foi constatado que 15% deles possuiam a Talassemia.

O instituto Calcutá diz que a prática social é a principal causa da elevada percentagem de Talassemia. Tradicionalmente, os Toto tendem a casar-se com membros próximos da sua família, o que aumenta drasticamente a probabilidade de nascerem crianças com deformações das mais variadas, além da doença, que é hereditária.

"Agora percebemos qual é a razão das nossas crianças deformadas, nós gostaríamos de parar a prática. Tradicionalmente, nós nos casamos dentro de nossas famílias, já não estamos dizendo para casar com os primos e tios e dizemos também para que façam exame de sangue antes do casamento", disse Dhaniram Toto, o chefe da aldeia Totopara.

O gabinete do distrito local, desencadeou uma campanha maciça para conscientizar a população Totoense sobre o problema da consangüinidade. A campanha estimula a quebra do costume eugenista do povoado tentando ensinar-lhes um pouco de genética.
ESTA INFORMAÇÃO FOI:

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.