quinta-feira, abril 15, 2010

Água-viva imortal se espalha pelo mundo graças ao homem

Recentemente o mundo foi apresentado ao turritopsis nutricula, uma água-viva que é o primeiro animal imortal a ser descoberto. O animal na verdade alterna ciclos de medusa e pólipo podendo reverter seu estado e diminuir de tamanho, isso é possível graças a simplicidade de seus tecidos, que são de natureza muito mais simples que os de nós humanos.

Natural dos mares do Caribe, este pequeno Cnidário além de imortal já começou, segundo os pesquisadores marinhos, a se disseminar pelo mundo.


É claro que não se trata de uma ameaça direta para nós humanos, mas a competição que uma água-viva imortal pode travar contra as águas-vivas mortais do mundo todo é muito desparelha, certamente causará alterações ambientais nos oceanos que podem afetar o homem.

Estamos presenciando uma transformação na diversidade dos oceanos e o fato é que isto é culpa do Ser Humano, a água-viva imortal é só mais um caso. Navios de todos os tipos transportaram as águas do Caribe para outros mares em seus lastros e agora mais um acidente ecológico é verificado.

A navegação na verdade foi o meio preferido da maioria das espécies exóticas que foram viver em outro continente causando sérios estragos. Estas pobres criaturas sem sistema nervoso na realidade não tem culpa das besteiras que fazemos.

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.