segunda-feira, abril 12, 2010

Tuberculose: genoma do Mycobacterium tuberculosis é mapeado pelo OSDD

Cientistas indianos mapearam pela primeira vez o genoma do Mycobacterium tuberculosis, o que dá a esperança de se descobrir uma droga eficaz para a doença que mata pelo menos 330.000 indianos anualmente. "Nossos cientistas, juntamente com mais de 100 estudantes de diversas universidades conseguiram realizar este feito em poucos meses. Esperamos que dentro de no máximo dois anos já sejamos capazes de começar os testes clínicos das moléculas potencialmente ativas," disse Samir Bramhachari, o chefe do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial Indiano (CSIR).

"Estou muito animado. O que não haviamos conseguido foi alcançado graças ao esforço coletivo. Agradeço a todos os estudantes que têm ajudado a fazer com que a cura se torne uma realidade. Estamos fazendo isso através do Open Source Drug Discovery(OSDD) e qualquer pessoa no mundo é livre para participar ", complementou Bramhachari.

Os cientistas disseram que, apesar de 1,7 milhões de pessoas morrerem de tuberculose a cada ano no mundo, não houve qualquer descoberta de novos medicamentos nas últimas quatro a cinco décadas, tudo porque aparentemente a tuberculose não dá lucros. O OSDD é uma forma completamente nova de pesquisar, pois é aberta, qualquer um pode contribuir e utilizar os resultados para fabricação de novos medicamentos. O objetivo não é obter as patentes, e sim descobrir medicamentos para doenças negligenciadas.

Para conhecer melhor esta nobre iniciativa dos Indianos acesse: http://www.osdd.net/

0 Comentários sobre esta postagem::

Postar um comentário

Comentários inoportunos, idiotas ou ilegais não serão aceitos.